Nuevas Notícias

sábado, 10 de dezembro de 2016

Rude Cruz - Hinário Adventista do Sétimo Dia – Nr. 211

Rude Cruz

Letra e Música: George Bennard (1873-1958)
Título Original: The Old Rugged Cross
Texto Bíblico: Mas prove cada um a sua própria obra, e então terá motivo de glória somente em si mesmo, e não em outrem; (Gálatas 6:4)

Acompanhe o hino no Youtube

1. Rude cruz se erigiu! Dela o dia fugiu,
    Em sinal de vergonha e de dor!
    Mas eu amo essa cruz, sobre a qual meu Jesus
    Deu a vida por mim, pecador.
Coro:
    Sim, eu amo a mensagem da cruz;
    Té morrer eu a vou proclamar.
    Levarei eu também minha cruz,
    Té por uma coroa trocar.
2. Desde a glória dos Céus, o Cordeiro de Deus
    Ao Calvário humilhante baixou;
    E essa cruz tem pra mim atrativos sem fim,
    Pois Jesus nela me regatou.
3. Nessa cruz padeceu, desprezado, morreu
    Meu Jesus para dar-me o perdão.
    Eu me alegro na cruz, dela vem graça e luz
    Para minha santificação.
4. Eu aqui, com Jesus, a vergonha da cruz
    Quero sempre levar e sofrer;
    Ele vem me buscar, e com Ele, no lar,
    Uma parte na glória hei de ter




Veja a história deste hino 


Rev. George Bennard nasceu nos Estados Unidos. Sua primeira infância foi passada em Youngstown, Ohio. Ele relata que quando tinha apenas dezesseis anos de idade seu pai faleceu, e recaíram sobre ele as responsabilidades de chefe de família, com quatro irmãs e a mãe viúva para cuidar.
Foi então que George encontrou no Exército de Salvação uma torre de forças. Uniu-se a eles e trabalhou em suas fileiras por um bom numero de anos. Ali Bernnard viu a humanidade lutando pela sobrevivência. Ele descobriu que o povo necessitava de algo sólido em que agarrar-se, algum apoio duradouro em suas vidas diárias.
Após alguns anos, George Bernnard entrou para a Igreja Metodista Episcopal, onde seu devotado ministério foi altamente apreciado.
Ele relata: “A inspiração veio-me em um dia de 1913 quando estava em Albion, Michigan. Comecei a escrever ‘Rude Lenho se Ergueu‘. Compus primeiro a melodia. As palavras que escrevi no início eram imperfeitas. A letra definitiva do cântico foi posta em meu coração em resposta as minhas próprias necessidades.”
“O cântico foi mostrado a alguém pela primeira vez quando visitei amigos na paróquia de Pokagon, Parsonage, Michigan. A família Bostwick era dada à música, assim, após o jantar fomos para o piano. Eu estava ansioso por mostrar-lhes meu cântico, e encontrei a oportunidade.”
“Cantei-o, e então, nervosamente, perguntei o que achavam dele.” “Gostamos tanto”, responderam, “que achamos que deve ser impresso… Deixe-o conosco, e nos encarregaremos das despesas.”
A primeira ocasião em que foi ouvido em público foi no “Chicago Evangelistic Institute” (Instituto Evangelístico de Chicago). Tornou-se logo popular. Em pouco tempo, igrejas de todos os estados da União estavam cantando “Rude Lenho se Ergueu.”
Fonte: Histórias de Hinos e Autores – CMA – Conservatório Musical Adventista

George Bennard, o autor e compositor deste hino, um dos mais amados no mundo inteiro, estava de volta de uma série de conferências evangelísticas nos Estados de Michigan e Nova Iorque, EUA. Estava passando por uma dura provação. Começou a refletir seriamente sobre o significado da cruz, e o que o apóstolo Paulo queria dizer quando falou da “participação dos seus sofrimentos” (Filipenses 3:10). Enquanto Bernnard meditava sobre estas verdades, “se convenceu de que a cruz era muito mais do que um símbolo religioso, era o coração do evangelho. ” Foi neste tempo que este hino nasceu.
Bernnard conta a história:
“A inspiração me veio em um dia em 1913, enquanto estava em Albion, Michigan, EUA. Comecei a escrever Rude Cruz. Compus a melodia primeiro. A letra que escrevi estava imperfeita. As palavras completas do hino foram postas [mais tarde] no meu coração em resposta à minha própria necessidade. Pouco tempo depois, em 7 de junho, apresentei o hino numa conferência em Pokagon, Michigan.”
Depois de o hino ser apresentado numa grande convenção em Chicago, tornou-se imensamente popular no país todo, e, em pouco tempo, ao redor do mundo. Apareceu primeiro num folheto, e em seguida, no hinário Heart and Life Songs, for the Church, Sunday School, Home and, Camp Meetings (Cânticos para o Coração e a Vida, Para a Igreja, Escola Dominical, o Lar e Reuniões Campais), publicado em 1915.
Bennard tinha razão. A cruz é o coração do evangelho, e Deus usou o sofrimento deste seu servo para abençoar o mundo até hoje.
George Bennard, filho de um mineiro, nasceu em Youngstown, Estado de Ohio, em 4 de fevereiro de 1873. Pouco tempo depois, a família mudou-se para o Estado de Iowa. Foi na cidade de Lucas que George se converteu numa reunião do Exercito da Salvação. Desejava ser pastor mas aos dezesseis anos, com a morte do seu pai, tornou-se o único sustento da sua mãe e quatro irmãs. Tornou-se impossível adquirir mais educação formal, mas George entrou nas fileiras do Exército da Salvação. Adquiriu conhecimento teológico através do seu próprio estudo e do convívio com pastores. Mudou-se com a família para Ilinois, e mais tarde se casou. Ali o casal trabalhou lado a lado na liderança do Exército da Salvação. Após alguns anos, deixando este trabalho, Bennard foi consagrado ao ministério metodista, e começou quarenta anos frutíferos em conferências evangelísticas no norte dos Estados Unidos e no Canadá.
Bennard escreveu mais de trezentos hinos, mas será lembrado especialmente por este. Em 9 de outubro de 1958, aos 85 anos, depois de levar fielmente sua cruz. George Bennard trocou-a por “uma coroa”.
O nome da melodia, OLD RUGGED CROSS, (Velha Rude Cruz) provém do título do hino que por muitos anos foi considerado o gospel hymn predileto do povo americano. O missionário F. A. R. Morgan traduziu este hino em 1924.
Bibliografia: Wyrtzen Donald John, in: Osbeck, Kenneth W. , 101 More Hymn Stories, Grand Rapids, Mt, Kregel Publications, 1985, p. 317.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Anúncios

COLÉGIO IAENE Livro Daniel

Arquivo do blog